sexta-feira, 1 de junho de 2007

Google Gears e a “revolução” offline.



Foi muito comentado essa semana, o lançamento do Google Gears, que é uma API (Application Programming Interface) que pode ser usada para disponibilizar offline, programas exclusivamente de uso online.
A idéia é poder utilizar serviços como o GMail, Spreadsheets, Calendar e outros em modo offline, e, assim que for possível ser estabelecida uma conexão, todo conteúdo seria atualizado.
Uma das utilizações mais interessantes que descobri até agora, foi à possibilidade de já poder usar o Google Reader (leitor de feeds) em modo offline.
Agora, já é possível baixar seus feeds, ler, incluir e apagar, tudo offline – bem prático para quem usa computadores móveis que não possuem conexão sem fio.
Para utilizar, a primeira coisa a se fazer é instalar o Google Gears, depois, basta entrar no site do Google Reader (que irá lhe reportar um alerta de segurança solicitando sua autorização para inicializar a API do Gears), e observar, próximo ao local onde se localiza seu endereço de e-mail um ícone denominado "off-line"; clicando nele, os 2000 feeds mais recentes são baixados para seu computador e você pode continuar utilizando normalmente, independente de haver conexão ou não.
Muito já está sendo dito a respeito desta "revolução" deflagrada pelo Google, alguns dizem que é um ataque direto a sua arqui-rival, Microsoft, porém, o que é certo é que essa nova tecnologia vai mudar muito a forma pela qual conhecemos a web hoje em dia.

Nenhum comentário: