sexta-feira, 8 de junho de 2007

Novo concorrente para o Google




Um grupo de 10 anunciantes americanos, incluindo Wall Mart, HP, Microsoft e Masterfoods, está liderando um movimento para se colocar em prática um novo sistema de comercialização de espaços publicitários em rádios e TVs.
Querem experimentar um modelo de leilão online, e a idéia é aposentar o formato atual, que vigora há 40 anos (o chamado UPFRONT), no qual os anunciantes comprometem suas verbas antecipadamente, quando são apresentadas pelas emissoras suas novas grades de programação, independente de saber se o investimento trará retorno ou não.
Os anunciantes envolvidos no movimento de renovação reclamam da falta de eficiência e de transparência do modelo atual, e, durante o evento da Advertising National Association, que aconteceu recentemente na Florida, o eBay apresentou uma plataforma que pode ser usada para compra e venda de espaço comercial nos rádios e TVs, seguindo o formato de leilão.
O eBay Media Marketplace, ainda em fase de testes, tem um sistema para comercialização de anúncios em TV a cabo, mas é voltado para grandes anunciantes fazerem compras planejadas, porem este serviço ainda não se tornou muito popular. O serviço de rádio, por outro lado, oferece maior flexibilidade para que os anunciantes façam inserções de "último minuto", disse o eBay, o que também pode levar as emissoras a oferecerem preços mais agressivos.
O serviço de agenciamento de anúncios de rádio será provido pela Bid4Spots. Tanto anunciantes quanto agências de publicidade já podem se registrar no site, e o anunciante terá acesso ao inventário de mais de 2,3 mil estações de rádio.
Dessa forma, o eBay, o maior site de leilões dos Estados Unidos, vai passar a ser um concorrente direto do Google, que já prove um sistema similar.



Fonte: Wall Street Journal

Nenhum comentário: