Pesquise no Google de forma mais eficiente



Para milhões de pessoas, o Google é uma indispensável ferramenta de busca, que a usam todos os dias. No trabalho ou na escola, pesquisando, para saber sobre filmes ou artistas, noticias e várias outras utilidades.
Porém, mais que apenas digitar uma palavra ou frase e procurar, página por página o resultado esperado, existem diversas maneiras de fazer sua busca mais eficiente.
Alguns desses comandos, vocês já devem conhecer, mas, como minha intenção é fazer um guia para que suas consultas retornem exatamente o que estavam procurando, e de forma bem mais rápida, vou incluir os mais conhecidos e utilizados para esse fim.


1) EITHER/OR – O Google normalmente busca por páginas que contenham TODAS as palavras que você digitar na área de texto, porém, se você quer paginas que contenham uma ou outra palavra (ou ambas), use o comando OR – ou use o símbolo "" (pipe symbol - normalmente localizado ao lado da tecla shift do teclado) para poupar sua digitação. [grade guru internet] PS: Em alguns browsers, reparei que o pipe symbol não aparece no post, mas para não ficar sem entender, é uma "barra reta", localizada na mesma tecla que a "contra barra" e ao lado da tecla SHIFT.


2) ASPAS – Se você quer procurar por uma frase exata, use aspas ["grande guru internet"] irá apenas encontrar essa frase exata. [grande "guru internet"] irá encontrar paginas que tenham a palavra GRANDE e a frase exata GURU INTERNET.


3) NÃO – Se você não quer um termo ou frase, use o símbolo "-". [-grande guru internet] irá retornar páginas que contenham GURU INTERNET, porem que não contenham GRANDE.


4) TERMOS SIMILARES – Use o símbolo "~" para retornar termos similares. [~grande guru internet] vai te dar como resultado paginas que contenham MAIOR GURU INTERNET, MELHOR GURU INTERNET, porém não retorna GRANDE GURU INTERNET.


5) CORINGAS – O símbolo "*" é um coringa. É bem prático para pesquisar por letras de musicas das quais você não sabe o nome exato [can't * me Love lyrics] irá retornar a letra da musica dos Beatles que você estava procurando (Can't buy me Love). Também é bem prático para localizar coisas em certos domínios, como os educacionais. ["GRANDE GURU INTERNET" research *.edu].


6) PESQUISA AVANÇADA – Se você não conseguir lembrar-se de alguns desses comandos, sempre poderá efetuar sua busca no Google Pesquisa Avançada.


7) DEFINIÇÕES – Use o comando "define:" para obter definições rápidas. [define:guru] irá retornar varias paginas de diferentes fontes, para definir o termo pesquisado.


8) CALCULADORA – Você sabia que pode utilizar o Google como uma calculadora simples? Pois é, basta digitar na caixa de texto uma operação matemática, usando os sinais "+, -, * ou /" e parêntesis "( )" para equações simples, e a resposta é imediata. Às vezes é mais rápido do que abrir a calculadora do seu computador.


9) INTERVALO NUMERICO – Um dos recursos menos conhecidos do Google é a busca por intervalos numéricos. Por exemplo ["melhores livros 2002..2007] irá retornar a lista dos melhores livros para cada um dos anos de 2002 a 2007. (Atente para os dois sinais de "."entre os dois números).


10) SITE ESPECIFICO – Use o comando "site:" para pesquisar apenas em um site especifico. [site:marcuscorrea.blogspot.com Google] irá pesquisar pelo termo Google apenas neste blog.


11) BACKLINKS – O comando "link:" irá encontrar paginas que fazem link com uma URL especifica. Você pode usar esse comando não apenas para a página principal, mas para qualquer pagina especifica que queira, porem, nem todos os links serão listados.


12) PESQUISA VERTICAL – Ao invés de procurar por um termo por todas as paginas da web, busque em um campo especializado. O Google possui um grande numero de buscas especificas, permitindo você procurar por blogs, livros, imagens, noticias e muito mais:

Pesquisa Blogs
Pesquisa Livros
Scholar
Catálogos
Pesquisa Códigos
Diretório
Finanças
Imagens
Local/Mapas
Noticias
Pesquisa Patentes
Pesquisa Produtos
Vídeos


13) MUSICAS – O comando "music:" retorna conteúdo relacionado apenas a musica. [music:samba] ira te fornecer artistas, musicas ou albuns que tenham SAMBA em seus nomes .


14) CONVERSOR DE MEDIDAS – Use o Google para converter rapidamente medidas, como por exemplo metros em jardas [12 jardas em metros] ou unidades monetárias [18 euros em reais].


15) TIPOS DE ARQUIVOS – Se você procura apenas por determinado tipo de documentos como PDF, ou documentos do Word (DOC), ou planilhas do Excel (XLS) por exemplo, então use o comando "filetype:" [Código Civil filetype:pdf].


16) LOCALIZAÇÃO DO TERMO – Por padrão, o Google busca o termo pesquisado por toda pagina web. Porem, se você apenas quer pesquisar em certas partes da pagina, use os comandos "inurl:", "intitle:", "intext:" e "inanchor:". Isso ira restringir sua busca a uma das áreas indicadas no comando, na URL, no TITULO, no TEXTO ou na ANCORA (texto usado para descrever um link). [inurl:marcuscorrea]


Bem, esses são os comandos mais importantes para se ter uma melhor performance na sua pesquisa do Google. Espero que esse guia seja útil para todos, e caso queiram saber mais sobre o assunto, visitem esse link ou esse outro (ambos em inglês).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbas e bigodes falsos viram moda no Japão.

Cuidado, seu computador pode estar em perigo.

Optimus Maximus Keyboard