10 IDÉIAS DE POSTS PARA SEU BLOG




Muitas vezes, até os melhore escritores ficam sem idéia do que escrever, imagine nós, reles mortais, que aos trancos e barrancos tentam encontrar algo interessante para postar nos nossos blogs.
Pensando nisso, resolvi fazer uma lista com algumas idéias interessantes, para aqueles momentos em que a falta de inspiração aparecer, talvez seja útil ter essa lista por perto.

1) HOW TO's – Talvez essa seja a primeira opção de muitos blogueiros. "Como fazer..." é uma maneira bem interessante de criar um post atrativo para seus leitores. Devido ao fato de sempre existirem pessoas interessadas em aprender "como fazer" algo em especial. Uma boa fonte de pesquisa para esses post são fóruns ou paginas especializadas no assunto que você for escrever.

2) LISTAS – Essa foi minha opção hoje. Sem brincadeira, "listas" são perfeitas para blogs, principalmente como essa que estou escrevendo (tipo TOP TEN), pois você pode enumerar diversas idéias e criar uma relação entre elas (eu poderia fazer um post com cada uma delas, mas é melhor ser mais conciso e não prolongar muito para não cansar o leitor), ou fazer uma relação dos melhores sites/blogs que leu naquela semana (como faz o Digital Drops), ou lugares interessantes para visitar. As possibilidades são ilimitadas.

3) CAMPANHAS – Em tempos de Aquecimento Global, que tal fazer uma campanha para que sejam plantadas mais arvores em seu bairro? Ou quem sabe uma campanha para combater políticos inescrupulosos (acho que essa não daria muito certo, pois Brasília ficaria vazia). Campanhas podem gerar muitas visitas e criar bastante polemica em seu blog, mas preste bastante atenção no que vai "promover", pois pode correr o risco de ter efeito contrário do que deseja e a reputação de seu blog ser atingida.

4) ENTREVISTAS – Se você tem acesso a pessoas publicas ou celebridades é bem interessante fazer um post com uma entrevista com uma dessas pessoas. Faça perguntas que a sua audiência gostaria de saber (nesse caso, seria até interessante fazer uma enquete para saber o que gostariam de perguntar a pessoa em questão), se possível coloque uma foto sua com a pessoa que está sendo entrevistada para passar maior credibilidade (disponibilizar a entrevista em áudio – PODCAST – também é uma idéia interessante).

5) REVIEWS – Reviews são interessantes se você escolher um produto ou serviço que seja de interesse de seus leitores. Para isso, você deve procurar conhecer melhor o produto/serviço do qual vai comentar (entrar em contato com a empresa que fornece ou produz tal produto/serviço e informar que vai fazer um comentário em seu blog e gostaria de obter informações mais precisas sobre ele é de extrema importância), ser sincero em sua descrição e não omitir defeitos ou falhas. Seja imparcial, a não ser que esteja sendo "pago" para fazer tal review.

6) ESTUDO DE CASOS – Se você quer escrever sobre experiências do mundo real, então o "Estudo de Casos" é o indicado para tal situação. A mesma informação poderia ser disponibilizada sobre forma de "How To's", porém sem tanta credibilidade. "Como fiz meu primeiro Milhão" é um Estudo de Caso pois você vai descrever como conseguiu REALMENTE tal coisa, e "Como fazer para ganhar um Milhão" não, pois você apenas vai poder enumerar as formas de "tentar" conseguir, sem saber se dará certo ou não.

7) RESULTADO DE PESQUISAS – Pesquisas são umas das melhores maneiras de se conseguir audiência para seu blog; principalmente quando o assunto for polêmico. Utilize sites gratuitos para organizar tais pesquisas (procure no Google que existem vários), crie seu questionário e colete as informações (de preferência quando atingir um número maior que 100) para depois publicar o resultado em seu blog.

8) NOVIDADES E TENDÊNCIAS – Se você é especialista na sua área, pode fazer posts prevendo as novidades ou tendências do assunto que domina. Isso é muito comum em blogs de tecnologia, que publicam artigos sobre "o que vai ser a próxima novidade em tal assunto" ou "a próxima tendência da web..." (como foi com o AJAX, com a Web 2.0, com o Ruby on Rails, etc...). Mas essa idéia pode ser aproveitada em qualquer outra área, basta apenas você realmente ter um conhecimento profundo do assunto que vai publicar.

9) ATAQUE – Sair na ofensiva é um risco, porém, a polêmica gera bastante audiência. Mas não basta ser como uma metralhadora giratória e sair falando mal de tudo e de todos sem embasamento nas suas publicações. Pense nos programas de televisão sensacionalistas (tão comuns hoje em dia na TV brasileira) que sempre começam suas chamadas com algo incrível como: "Capturado E.T de Varginha", para manter a audiência atenta até o final, e descobrirmos que não passava de uma armação. Seja polêmico, porém evite usar artifícios como esse citado. Um bom exemplo do uso correto deste tipo de publicação é vista no Blog do Cardoso.

10) CONSULTE SEUS LEITORES – Para finalizar, este tipo de post é uma maneira de encorajar o feedback com seus leitores. Se você possui uma boa audiência em seu blog, faça perguntas sobre o que eles gostariam de ver publicado e encoraje-os a responder. Normalmente as pessoas gostam de falar de si mesmas (e muitas vezes essas pessoas tem bastante coisas para ensinar), de essa oportunidade a elas. Citar que aquele post foi recomendado por tal leitores, publicar os nomes de quem participou é uma boa maneira de retribuir a atenção que os leitores têm pelo seu blog.


Finalizando, espero que essa lista seja de grande utilidade para todos (e não apenas para aqueles que se encontram sem idéias para postar, como falei no começo) e quem quiser acrescentar ou alterar alguma coisa, deixe um comentário no blog.

Comentários

Juninho disse…
Muito boas as Dicas!
Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Barbas e bigodes falsos viram moda no Japão.

Cuidado, seu computador pode estar em perigo.

Optimus Maximus Keyboard