CD faz 25 anos




Hoje, nosso velho amigo “compact disc” (ou CD como é mais comumente conhecido) completa 25 anos.
Desde que a Philips e Sony criaram sua forma e tecnologia e o desenvolveram em Langenhagen, Alemanha, mais de 200 bilhões de CD’s foram vendidos.
Qual é o segredo de tanto sucesso? Bem eu acho que alem do formato futurista (para a época) com acabamento em prata e o tamanho reduzido do disquinho, a “portabilidade” foi um dos fatores que mais incentivaram a enorme procura.
Para quem não lembra, antes dos CD’s, os discos de vinil (e posteriormente as fitas K7) eram as únicas maneiras de se ouvir musica, portanto da para imaginar como seria difícil levar sua coleção de discos de um lugar para o outro, e, um dos maiores problemas era a vida útil dos meios nos quais eram gravados, que com o passar do tempo apresentavam arranhões e desgastes causados pelo contato.
Com o CD, que utiliza um facho de luz (LASER) como meio de contato, esse desgaste não existe, e segundo informações, o tempo de vida de um disco pode chegar a mais de cinqüenta anos, embora pesquisas recentes digam o contrário.
De qualquer forma, esse disquinho de acrílico foi o responsável por grandes mudanças que ocorreram no mundo, seja na musica ou na informática, e serviu como base para os seus sucessores (DVD, Blue-Ray e HD-DVD).
Parabéns CD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbas e bigodes falsos viram moda no Japão.

Cuidado, seu computador pode estar em perigo.

Optimus Maximus Keyboard