Metáforas como forma de comunicação

sol

Imagem retirada de meu acervo pessoal



Segundo o Dicionário Aurélio assim se define:

metáfora
[Do gr. metaphorá, pelo lat. metaphora.]
Substantivo feminino.
1.Tropo que consiste na transferência de uma palavra para um âmbito semântico que não é o do objeto que ela designa, e que se fundamenta numa relação de semelhança subentendida entre o sentido próprio e o figurado; translação. [Por metáfora, chama-se raposa a uma pessoa astuta, ou se designa a juventude - primavera da vida.].

A metáfora é uma das mais poderosas formas de comunicação, e vem sendo usado para esse fim desde que o homem compreendeu que uma mensagem, para ser assimilada pelo seu receptor, precisa quebrar uma resitência natural que possuimos em temer aquilo que é NOVO.

Desta forma, através de figuras já conhecidas ou situações semelhantes, a mensagem é transmitida sem interferência dessa barreira natural, pois a pessoa fica desprovida de pré-conceitos que dificultariam a sua assimilação.

Um dos exemplos mais utilizados são as fábulas infantis, que transmitem mensagens de ética, honestidade, amizade e etc... que a partir dos elementos comuns ao universo infantil, permitem uma perfeita compreensão de valores que só muito mais tarde, quando atigirem a idade adulta, farão realmente sentido.

Outro grande exemplo de metáforas (na forma de parábolas) na literatura é a Bíblia, que apesar de fazer uso destes recursos e ser lida por milhões de pessoas em todo mundo, na minha opinião é muito mal interpretada, pois neste caso em especial, a utilização de metáforas a tornou subjetiva e cada religião faz uso dos seus escritos da forma que lhe melhor convém.

Existem ainda milhares de outros livros que tem o seu contêudo baseado em mensagens metáforicas, e você encontra uma lista aqui.

Para saber mais sobre o assunto, visite esse um destes dois sites: http://www.metaforas.com.br/ ou http://www.radames.manosso.nom.br/retorica/metafora.htm.




Esse post faz parte da "Blogagem Inédita", iniciativa criada pelo Edney Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barbas e bigodes falsos viram moda no Japão.

Cuidado, seu computador pode estar em perigo.

Optimus Maximus Keyboard