Falsos Boatos

Tenho recebido tanta baboseira em meus e-mails, tantas correntes, informações de que minha conta no Orkut será encerrada, coisas deste nível.
Ate postei há um tempo atrás uma critica a esse tipo de mensagens. (veja aqui)
Essa semana tenho recebido várias mensagens com o seguinte texto:

ALERTA GERAL
Não beba Fanta Uva!
A propaganda parou... Por quê?
Reparem... A propaganda quase não se vê mais na mídia... Porque será???
Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem este refrigerante: Fanta Uva.
Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga.
Fato já está confirmado:Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto.
Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de Fanta Uva.
Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, Almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer.
Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante.

A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante.
Pelo amor de "DEUS"... Passem esta mensagem para frente.
Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo.
Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.

Monique Freitas
Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria.

Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem.
FELIZ DAQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA
(Cora Coralina)



Como sou céptico com relação a tudo que leio, resolvi pesquisar sobre o fato e descobri no próprio site da Coca-Cola (responsável pela fabricação da Fanta Uva) um texto comentando o assunto, que coloco a seguir:

Esclarecimentos sobre boatos a respeito de Fanta Uva na Internet

“Os boatos sobre prejuízos à saúde causados pela ingestão de Fanta Uva, divulgados na Internet, são mentirosos e irresponsáveis.

Nunca houve qualquer relação entre o consumo de Fanta Uva, ou qualquer outro produto da Coca-Cola, com os problemas de saúde citados na mensagem que circula na Internet. Como já é do conhecimento de todos, os nossos produtos atendem aos mais rígidos controles de qualidade e às determinações legais das autoridades brasileiras.
É importante esclarecer ainda que as substâncias fenofinol,almeido e voliteral, indicadas como as causadoras de suposta intoxicação, sequer existem e não são encontradas no mais completo livro técnico de referência para substâncias químicas, o Merck Index.
Novamente, trata-se de uma atitude inconseqüente e criminosa de terceiros.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia, que aparece como responsável pela mensagem eletrônica, também vem repudiando com veemência o uso indevido de seu nome e prestígio.
No passado, mensagens semelhantes a esta sobre o Guaraná Kuat foram plantadas na Internet e a Coca-Cola deixou disponível neste site todos os laudos e pronunciamentos das autoridades, que confirmaram tratar-se de uma farsa.
Assim sendo, e em razão da dificuldades reais que existem em se debelar calúnias veiculadas na Internet, a Coca-Cola Brasil esclarece que vem adotando todas as medidas necessárias para punir os responsáveis.”

Bem, em resumo do que eu quis mostrar aqui, deixo bem claro que se todos que recebessem esse tipo de mensagem fizessem à mesma coisa que fiz e pesquisassem sobre a veracidade da noticia, não teríamos a quantidade exorbitante de mensagens INUTEIS nos nosso e-mails.

Comentários

Unknown disse…
pois é, estamos em 2015 e estes boatos continuam rodando
Myrian Duarte disse…
2016 e ainda continua...
Myrian Duarte disse…
2016 e ainda continua...
Unknown disse…
Outubro de 2016 e acabei de receber esse alerta.
Anônimo disse…
Eu tbm. Odeio essas baboseiras. Como tem gente inocente...
Anônimo disse…
Povo idiota que não tem o que fazer, e tiram o tempo de quem tem algo a fazer para lê esse tipo de besteira... Gente inútil!!!
Unknown disse…
7 de janeiro de 2017 e ta rolando ainda 😱😱😱😱
Unknown disse…
12 de janeiro 2017, ainda tá vivo essa msg
Lucía disse…
19 de julio en Buenos Aires, me acaba de llegar este mensaje, pero suman a Coca Cola y Fanta Naranja...
Unknown disse…
2050 e ainda tem
Rosa Laier disse…
Pior que sempre tem um abastado que manda para a gente se achando! É lasca!
Rosa Laier disse…
Pior que sempre tem um abastado que manda para a gente se achando! É lasca!

Postagens mais visitadas deste blog

Barbas e bigodes falsos viram moda no Japão.

Cuidado, seu computador pode estar em perigo.

Optimus Maximus Keyboard